artigos publicados em anais de eventos
FREIRE, Marcelo; HOMSSI, Aline Monteiro; MARTINS, Ana Paula. FEIJÃO COM ARROZ EM PANELA LE CREUSET: o universo Rita Lobo na gastronomia transmídia In: 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville. Anais do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2018. v.1. p.1 - 15
LOPEZ, Debora Cristna; FREIRE, Marcelo. Métodos digitais aplicados às pesquisas de rádio expandido: desafios metodológicos In: 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville. Anais do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2018. v.1. p.1 - 15
FREIRE, Marcelo; HOMSSI, Aline Monteiro; MARTINS, Ana Paula. Não mexa com o brigadeiro: reações brasileiras à crítica de Jamie Oliver ao doce mais famoso do País In: 40º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2017, Curitiba. Anais do 40º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. São Paulo: Intercom, 2017. v.1. p.1 - 14
FREIRE, Marcelo Revistas digitais: memória, percursos e pré-requisitos In: 10º Encontro Nacional de História da Mídia, 2015, Porto Alegre. Anais do 10º Encontro Nacional de História da Mídia. Porto Alegre: Alcar, 2015. p.1 - 15
FREIRE, Marcelo, ROCHA, J.; BRITO, M.; VIANA, M.; GRAMIGNA, M. A Convergência de conteúdo em revistas especializadas: uma análise das edições da Superinteressante e Galileu In: XX Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste, 2015, Uberlândia. Anais do XX Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste. São Paulo: Intercom, 2015. v.1. p.1 - 15
FINGER, A. C.; VILLELA, M. R.; NICOLA, T.; FREIRE, Marcelo. #Colabore: sua solidariedade em ação In: XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2014, Palhoça. Anais do XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Intercom: São Paulo, 2014. v.1. p.1 - 11
FREIRE, Marcelo. Mais do que clicar e arrastar: os usos potenciais do dispositivo e do ambiente digital como parâmetro de análise de revistas para tablets In: IV Congresso Internacional de Ciberjornalismo, 2014, Porto. Livro de Atas do IV CObCiber. , 2014. v.1.
FAXINA, J. M.; BARP, L. F. G.; FREIRE, Marcelo. Enquadramento: Amy Winehouse e as drogas no programa Fantástico In: XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2013, Santa Cruz do Sul. Anais do XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. São Paulo: Intercom, 2013. p.1 - 15
FREIRE, Marcelo; LOPEZ, Debora Cristina. Mais que um nome: as revistas impressas e radiofônicas como determinantes da estrutura das revistas televisivas semanais In: XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2014, Santa Cruz do Sul. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Brasília: SBPJor, 2014. v.1. p.1 - 13
ENNINGER, R. Z.; FREIRE, Marcelo. Frederico Westphalen: estudo do agendamento no Jornal do Almoço In: XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2013, Santa Cruz do Sul. Anais do XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. São Paulo: Intercom, 2013. p.1 - 15
KLAUS, B. K.; MEDEIROS, V. P. A.; FREIRE, Marcelo. “Perfume: A História de Um Assassino”: Análise Fílmica do Longa-Metragem In: XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2013, Santa Cruz do Sul. Anais do XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. São Paulo: Intercom, 2013. p.1 - 15
MEDEIROS, V. P. A.; FREIRE, Marcelo. Reflexão acerca da aplicabilidade da Teoria Geral da Excelência em Relações Públicas às Redes Sociais na Internet In: XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2013, Santa Cruz do Sul. Anais do XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. São Paulo: Intercom, 2013. p.1 - 14
NISSEN, N.; FREIRE, Marcelo. A Teoria Organizacional aplicada à rádio Putzgrila In: XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul - Intercom Júnior, 2012, Chapecó. XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. São Paulo: Intercom, 2012. v.01. p.01 - 11
PUHL, F.; FREIRE, Marcelo. Análise de enquadramento e representação da editoria Rural no Impresso O Alto Uruguai In: XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul - Intercom Júnior, 2012, Chapecó. XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. São Paulo: Intercom, 2012. v.01. p.01 - 15
CARDOSO, C.; FREIRE, Marcelo. Critérios de Noticiabilidade: o caso da doença de Reynaldo Gianecchini In: XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2012, Chapecó. Anais do XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. São Paulo: Intercom, 2012. p.1 - 13
HENCES, M.; FREIRE, Marcelo. Sobre o Fim do MST: O Enquadramento nas matérias publicadas pelas Revistas Isto É e Carta Capital In: XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul - Intercom Júnior, 2012, Chapecó. XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. São Paulo: Intercom, 2012. v.01. p.01 - 14
AVRELLA, B.; FREIRE, Marcelo. Análise do Uso do Twitter para Interatividade no Programa Supersábado In: IV Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação, 2011, Santa Maria. Anais do IV Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação. Santa Maria: Facos, 2011.
FREIRE, Marcelo; LOPEZ, Debora Cristina. Linguagem radiofônica e jornalismo: um estudo das estratégias estéticas das séries de reportagens da Rádio Eldorado In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação,, 2011, Recife. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2011. v.01.
KOCHHANN, Rosceli; FREIRE, Marcelo; LOPEZ, Debora Cristina. Rádio: convergência tecnológica e a evolução dos dispositivos In: VIII Encontro Nacional de História da Mídia, 2011, Guarapuava. Anais VIII Encontro Nacional História da Mídia. São Paulo: Rede Alcar, 2011. v.01.
FREIRE, Marcelo. Revistas em meio digital: uma proposta de tipologia centrada na materialidade In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2011, Rio de Janeiro. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. São Paulo: SBPJor, 2011. v.01. p.01 - 18
LOPEZ, Debora Cristina; FREIRE, Marcelo Las rutinas del periodista en el ambiente de convergencia: un estudio sobre la relación entre las fuentes de información y el uso de tecnologías en la radio In: II Congreso Internacional AE‐IC Málaga 2010, 2010, Malaga. II Congreso Internacional AE-IC Málaga 2010. , 2010.
FREIRE, Marcelo; FERRARETTO, L. A.; KISCHINHEVSKY, M.; LOPEZ, D. C.; BUFARAH JUNIOR, A.; PRATA, N.; KLOCKNER, L. Rádio, Juventude e Convergência Midiática: um estudo com alunos do ensino médio em Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Sáo Paulo In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicaçáo, 2010, Caxias do Sul. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicaçáo. Sao Paulo: Intercom, 2010. v.01. p.01 - 15
FREIRE, Marcelo; CARREIRO, Rodrigo. Áudio slideshow como formato para reportagens multimídia: primeiras aproximações In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Sáo Paulo: Intercom, 2009. v.01. p.01 - 14
FREIRE, Marcelo; TOMAIM, Cassio. O documentário na internet: um estudo de caso, Nação Palmares In: X Intercom Sul, 2009, Blumenau. X Intercom Sul. Sáo Paulo: Intercom, 2009.
FREIRE, Marcelo. Análise de Recepção em Reportagens Webjornalísticas: abordagens metodológicas In: V Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2007, Aracaju. Metodologias de Pesquisa: V Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. SBPJor, 2007. v.01.
FREIRE, Marcelo. Narrativa Hipertextual em Webreportagens: um modelo de análise aplicado ao especial 40 anos do maio de 68 In: VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2009, São Paulo. Anais ... SBPJor - Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. São Paulo: SBPJor, 2009. v.01. p.108
FREIRE, Marcelo. Hipotesis del efecto de tercera persona: aplicación y aproximaciones teórico-metodológicas In: I+C Investigar a Comunicación, 2008, Santiago de Compostela. I+C Investigar a Comunicación CDRom. , 2008. v.1.
FREIRE, Marcelo. As categorias de enunciação como ferramenta de analise da formação de narrativas hipertextuais In: IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2007, Salvador. IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste: Mercado, Região e Comunicação na Sociedade Digital. Salvador: , 2007.